quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cuspindo marimbondos


Cuspindo marimbondos, engolindo sapos, matando dois coelhos com uma cajadada só. Todas essas expressões têm um fator em comum: utilizam um animal para explicar sentimentos que nós humanos vivemos.

Não sei, nem o Google soube me dizer, o porquê de cuspir marimbondos. Mas, uma ferroada de marimbondo nas mãos ou na bochecha (já tive ambas as experiências para comprovar) já é de bom tamanho para ficar com raiva, imagine um marimbondo mordendo a sua garganta?  Ou qualquer parte interna de nosso corpo? Desolador.

Engolir sapos. Bem, engolimos tanta coisa no dia a dia, que me parecem, às vezes, mais intragáveis que um sapo atravessado na garganta, que esta expressão também, mesmo sem saber a origem, faz todo o sentido. Palavras, desaforos, atitudes imbecis, suas e dos outros, sentimentos tortos, sentimentos claros, mas não praticados, realizados, etc. e tal.

Matar dois coelhos com uma só cajadada, que hilariamente já trocaram por aí por caixa d`água, não é fácil, mas também não é impossível. São como aqueles dias de sorte em que você encontra um velho amigo por acaso no meio da rua e ainda acha, horas depois, uma nota de R$50 tilintando na sua frente na calçada, sem vestígio de nenhum dono a quem você pudesse devolvê-la.  

Assim são as expressões dando um colorido ao nosso vocabulário. Que herméticas e sem graça alguma seriam as nossas vidas se falássemos apenas o que consta nos dicionários, não é mesmo? Viva a criatividade popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário