terça-feira, 6 de setembro de 2011

Photoria expõe novo conceito de fotografia na ArtRio

A Photoria, conceito de fotografia realizado por Carla Alves e Gustavo Otero há três anos, expõe o seu trabalho artístico na ArtRio, de 8 a 11 de setembro. Esta é a primeira edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, que promete levar ao público 80 galerias nacionais e internacionais, abrangendo desde a vanguarda modernista até a arte contemporânea.

Carla Alves e Gustavo Otero são uma dupla de fotógrafos que compartilham seus cliques desde 2009, formando a Photoria. Com uma proposta de autoria coletiva, eles apostam em um novo conceito de fotografia, provando com seu trabalho que dois olhares diferentes apuram muito mais do que poderia ser feito por uma pessoa apenas. Há três anos eles desenvolvem suas atividades artísticas, buscando soluções criativas para seus clientes em ocasiões diversas. Registram eventos, como shows, e fazem também campanhas publicitárias.

O olhar e a percepção da dupla captam não só imagens triviais e corriqueiras, passíveis de serem vistas por qualquer espectador. Sua sensibilidade permite ângulos inusitados, que focam detalhes, a ponto de transformar uma cena. Um palco iluminado com instrumentos musicais, antes do show, pode nos dar a impressão de um mero cenário pronto para receber sua estrela. Vistos da plateia, podem parecer elementos que precisam do artista para ter vida. Não é isso que mostram as fotos de Gustavo e Carla. A beleza de um instrumento com um foco de luz, por exemplo, pode ser apreciada nessa exposição.

E se um objeto inanimado é capaz de provocar emoções quando retratado por olhares artísticos, momentos que têm a arte como pano de fundo transbordam sensibilidade e beleza. Isso pode ser conferido nos diversos shows fotografados pela dupla. Um rifle de guitarra de um artista no auge de seu show e a emoção de um cantor que levanta multidões são alguns dos cliques que poderão ser conferidos por quem passar pelo Pier Mauá.

Tratanto-se da ArtRio, a alma carioca não poderia deixar de ser exposta. O Parque das Ruínas, em Santa Tereza, foi palco da FLIST (Festa Literária de Santa Teresa), em 2010. O clima do charmoso bairro da cidade maravilhosa proporcionou à dupla lindos cliques. Os cariocas também inspiraram a última campanha institucional da rádio SulAmerica Paradiso, patrocinadora da exposição, que retrata a criatividade, a irreverência e a parceria dos nativos do Rio de Janeiro. As belas paisagens irresistíveis não passaram despercebidas aos olhares da Photoria durante o trabalho da campanha.

A exposição da Photoria é uma parceria com a SulAmerica Paradiso, que reúne os trabalhos feitos por Gustavo e Carla para a Rádio Oficial do Rio. Juntos eles mostram ao grande público o prazer de se viver em terra carioca.

SERVIÇO

Data: 07 de setembro de 2011 – restrito a convidados. 08 a 11 de setembro de 2011 – aberto ao público.
Local: Píer Mauá, estande Rádio SulAmerica Paradiso
Endereço: Av. Rodrigues Alves, sem n° / entre os armazéns 2 e 3
Horário de visitação: 12h às 20h
Ingressos: R$ 30 (estudantes, mediante apresentação de carteira, e para maiores de 60anos pagam meia)
Formas de pagamento: dinheiro, cheque ou cartões de crédito e débito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário