terça-feira, 18 de outubro de 2011

Na engrenagem de Mariana Terra

Mariana Terra tem uma voz firme e um olhar que estaciona no do interlocutor quando conversa. Duas características marcantes e, talvez, imprescindíveis para realizar seu trabalho de atriz com excelência. Em cartaz no espetáculo Nise da Silveira – Senhora da Imagens, ela mistura corpo, voz e muita emoção em um trabalho arrebatador. A apresentação, que se tornou uma catarse diária, já que sua história se entrelaça com a da psiquiatra alagoana, traz à tona as vísceras do ser humano e sua capacidade de lidar com os mistérios do inconsciente.

O teatro é uma engrenagem. Do lado de cá, da plateia, talvez não tenhamos noção desse maquinário. Um espetáculo simples, sem muita pirotecnia, pode dar mais trabalho do que sonha a nossa vã ignorância.

Desde a escolha do texto – ou da feitura do mesmo – passando pela escolha do elenco, cenário, figurino, iluminação, música, profissionais envolvidos... Ufa! E tudo isso cabendo dentro do orçamento (que quase sempre é curto).

Passado isto, vêm os ensaios, que dão forma ao espetáculo. Tira-se aqui, coloca-se ali e, como numa pintura, a arte vai ganhando corpo. Todos esses detalhes para serem apreciados em apenas um instante. A fugacidade do teatro é espantosa, ao mesmo tempo que muito atraente. Quem senta naquela poltrona, deve se sentir um privilegiado pelo simples fato de que aquela cena jamais se repetirá daquela forma.

E esta engrenagem não para por aí. Na hora do “vamos ver”, outros detalhes estão ali: marcação de palco, troca de figurino, posicionamento de luz, não atropelar o texto, aguardar a deixa (quando não é um monógolo), lidar com o improviso... Junte-se a isso uma plateia imperiosa, de olhos atentos, certas vezes intimidadora e... temos um tarefa árdua. Realizá-la em grupo não é fácil, imagine sozinho.
Mariana Terra encarou este desafio. Desde os 10 anos de idade vive para o teatro. Em depoimento ao Onde Está O Óleo?, Mariana contou sua trajetória, com passagens pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), Escola de Dança e Faculdade de Dança - Angel Vianna, até chegar à Itália, onde conheceu a Commedia Dell`arte. Mariana também passou pela Inglaterra, seu país de origem, estudando com Peter Brook, um dos dramaturgos contemporâneos mais conceituados.

Para viver Nise da Silveira – Senhora das Imagens, ela entrou em um processo visceral. Com sua historia de vida intimamente ligada à da alagoana, Mariana mergulhou profundamente na vida da psiquiatra, que modificou o tratamento de pessoas com transtornos mentais. O pai de Mariana, Rafaelle Infante, foi discípulo de Nise. Também psiquiatra, ele utilizou textos de Luigi Pirandello em peças de teatro com seus pacientes, utilizando a arte como instrumento de vazão à pulsão dessas pessoas. Mariana, que perdeu o pai muito nova, revisita sua história a cada dia, numa catarse instigante e assustadora.

Os litros d` água que a atriz perde a cada sessão devem eliminar todo o peso desse processo. O espetáculo, emocionante por si só, ganha uma beleza ainda maior quando se sabe da história de Mariana-Rafaelle-Nise.

Com direção de Daniel Lobo, coreografia de Ana Botafogo e repertório exclusivo, assinado por João Carlos Assis Brasil, a peça tem um jogo de luz dinâmico, ágil e instigante. Dado o blackout, não se sabe onde Mariana aparecerá na próxima cena. Uma ótima pedida para quem quer se emocionar e conhecer a história de Nise da Silveira.



"Nise da Silveira – Senhora das Imagens”
Realização: Essencial Cia de Teatro
Interpretação e co- dramaturgia: Mariana Terra
Dramaturgia e direção: Daniel Lobo
Coreografia: Ana Botafogo
Trilha original: João Carlos Assis Brasil
Participações de Carlos Vereza (voz) e de Ferreira Gullar (em vídeo)
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro)
Capacidade: 200 lugares
Temporada: De 09 de setembro a 23 de outubro de 2011. De quinta a domingo, às 19h.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores). A bilheteria funciona de quinta a domingo a partir das 16h. Reservas: (21) 9607-9593 .
Duração: 90 minutos.
Não recomendável para menores de 16 anos.

2 comentários:

  1. fascinante, bela!
    não posso dar bobeira, tenho que assistir!

    blog cada dia mais lindo!
    beijo, beijo

    ResponderExcluir
  2. Mari que lindo esse vídeo! Preciso muito te assistir. Fico acompanhando de longe e lendo tudo sempre me bate um imenso orgulhoso da tua conquista e da maneira como vc reverteu tudo que a vida te apresentou para algo maravilhoso. Solar! Merda!!! Um bjo grande.

    ResponderExcluir