domingo, 15 de julho de 2012

Inconsciente aristocrático

Não sou nem um pouco engajada em luta de classes. Acho isso uma bobagem, na verdade. Mas algo me incomoda profundamente na resistente "aristocracia".

Ora, seria uma ingenuidade da minha parte considerar aristocrata somente aquele que tem uma conta bancária recheada ou um nome de família imponente. Acho até que todos nós nascemos aristocratas, no sentido pejorativo da palavra.

Como? Explico.

Todos nós queremos que nossos desejos sejam atendidos pelo mundo. Caso a vida nos fizesse aristocrata de fato, gostaríamos que nos servissem, porque assim é mais cômodo e pronto.

Isso vem nas pequenas coisas. Vejam bem. Eu enfrentava uma espera longa e arrastada para tirar meu MTb (registro profissional de jornalista) no Ministério do Trabalho.

Ao meu lado, havia um rapaz de meia-idade com seu filho, que deveria ter uns quatro anos. O menino, impaciente com a espera, começou a criar problemas. Lá pelas tantas, inventou que queria sentar no meu lugar. Fosse em outro tempo, eu me levantaria e cederia.

Hoje, com a visão de que o mundo não está aí para atender os desejos de ninguém, fingi que não ouvi a manha dele com o pai.

E isso me remeteu a outra situação. Na época da Rio +20 ouvi a seguinte reclamação de uma pessoa adulta:

"Vou mandar uma nota para o Ancelmo. Acredita que eu entrei no táxi e o motorista me perguntou se eu ia para a Barra. Eu respondi que ia para Copacabana e ele disse que tudo bem. Depois me disse que se eu fosse para Barra ele não me levaria. Não passaria 3 horas em um táxi para ganhar 30 reais. É um absurdo. Os taxistas escolhem para onde vão agora."

Ora, e se fosse você o taxista? Passaria três horas dentro de um carro num trânsito maluco para ganhar 30 reais? Então porque ele tem que passar? Foi o que pensei na hora.

Eu poderia ter cedido o lugar ao rapazinho de quatro anos que fazia manha no Ministério. Mas eu certamente estaria contribuindo para mal educar um futuro adulto que acha que o mundo tem que atender as vontades dele a qualquer hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário