quinta-feira, 19 de abril de 2012

Hiperlinks da vida cotidiana

Conversávamos eu e Palimpsesto sobre memórias e lembranças; as doces e as amargas. Falávamos especificamente das reminiscências olfativas, de como o cheiro de algo ou alguém que tenha marcado determinada etapa das nossas vidas, sentido novamente tempos depois, traz à tona cenas ricas em detalhes em nossas cabeças.

Lembrei na hora daquele documentário com Maria Bethânia, de Georges Gachot, chamado “Música é perfume”. Emendei então sobre o poder parecido que a música tem ao do cheiro no quesito ‘reativar memória’.

Algumas poucas horas depois do papo, voltava para casa e liguei o rádio já sintonizado na Roquette-Pinto. Às quartas-feiras, das 21h às 22h, a Roquette apresenta o programa Choros, chorinhos e chorões com um repertório fascinante que vai de Jacob do Bandolim a Pixinguinha, passando por Ernesto Nazareth e outros grandes nomes do gênero musical. Na ocasião tocava Delicado, de Waldir Azevedo.

Esta foi a música que fez com que eu me apaixonasse pelo cavaquinho e querer aprender esse instrumento que representa tanto o lamento quanto a alegria de uma forma belíssima.

Retornei, então, aos meus doze anos. Meu pai tinha um carinho especial por um CD meu já falecido tio Jurael tinha gravado. Ele era cavaquinista e até quase o fim de sua vida tocou em serestas pelos restaurantes da Região dos Lagos. Foi quando um câncer na laringe o privou de cantar, a segunda coisa que mais gostava de fazer no palco, e logo depois, de tocar. O fato é que meu pai colocava aquele disco no CD player do carro e eu, no carona, apertava o dedo no repeat quando chegava Delicado. Um tempo depois, sem nem me tocar, dei ao meu pai um CD do Waldir Azevedo que tinha a versão original da música, não menos bonita.

Ao ouvi-la ontem, lembrei de todo esse tempo e confirmei empiricamente o papo de horas antes. São os hiperlinks da vida cotidiana.

Curiosamente, quando fui tentar aprender cavaquinho me esqueci dessa música completamente. Mas é sempre bom ouvi-la:

Nenhum comentário:

Postar um comentário