sábado, 17 de janeiro de 2015

Verão paulistano {parte 1}

Sábado, 18h30, estou prestes a sair do Conjunto Nacional, quando uma cena me chama a atenção. Um duelo inusitado. De um lado, Roberto, que chuto ter uns 75 anos. Do outro, Igor, que tem no máximo 7. Se fosse uma fotografia, o contraste entre os cabelos brancos, na altura dos ombros, e os fios lisos, negros e curtos, daria um belo clique.

Entre o hiato geracional representado pelo velho e o pequeno moço está o motivo do encontro: uma mesa de xadrez.

Faço de conta que entendo do assunto e trato logo de perguntar se a prática é comum. Ao que um organizador me diz que sim, todos os sábados das 14h às 22h, há duelos de xadrez entre todos os tipos de pessoas.

Ele me pergunta se jogo e me diz que todo sábado, às 14h pontualmente, uma menina vai lá jogar. "Vem aqui, joga com ela, você terá companhia com certeza". Agradeci.

Não sei jogar xadrez. Nunca tentei. Mal e mal, jogo dama. Já me intrometi em um grupo de pessoas na Praia de Ipanema que me ensinaram a jogar gamão. Mas xadrez, nunca.

Ali no Conjunto Nacional, outro clássico do verão paulistano: pessoas esparramadas em pufes e no carpete da Livraria Cultura lendo seus livros. Um cachorro maroto estava lá deitado, se refrescando no ar condicionado, enquanto sua dona lia "O Lobo de Wall Street" e um pequeno de dois anos corria e perturbava sua tranquilidade. Fiquei com inveja dele. Queria me esparramar também.

Lá do lado de fora um "Geladinho Detox". Ao lado do Center 3, duas meninas vendiam os clássicos sacolés, mas na versão saúde. Nada de coco ou frutas calóricas. Experimentei um de chá de hibisco. Bom.

Descendo um pouco mais a Augusta, no parque que leva o nome da rua, uma piscina de plástico, umas cadeiras, um rapaz com um maiô azul com lantejoulas, um chapéu e um grito: come on, vem pro Parque Augusta. A fome era maior do que a curiosidade de entrar, então segui. Depois soube que ocuparam um espaço para discutir a legalização das drogas.

No fim, garanti meu ingresso para a pré-estréia de Cássia. A ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário